quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estratégias de Leitura
 
 O que é ler?
 Segundo SOLÉ(1998) leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto,  neste processo tenta-se satisfazer ou obter informações pertinente para os objetivos que guiam a sua leitura em outras palavras sempre lemos para algo, ou seja, para obter informação e deleita-se.  Existe um leque de objetivos e finalidades que faz o leitor se situe perante o texto e assim o leitor vai construir significado ao texto que está lendo. E para isso existe duas concepção de leitura, com afirma Solé que são:

 SE VOCÊ CONTINUA LENDO É PORQUE QUER OBTER ALGUMA INFORMAÇÃO OU ESTÁ DELEITANDO COM A LEITURA E EU CONSEGUIR TER A SUA ATENÇÃO

o primeiro é em torno do modelo hierárquicos ascendente- buttom up em que o leitor proceder por letra continuando com as palavras e as frases  isso é um processo ascendente, sequencial e hierárquico que leva a compreensão do texto com essa proposta o leitor poder compreender o texto pois ele poder-la decodificar .   O segundo modelo é  descendente- top down o leitor não vai proceder letra por letra , ele vai usar os seus conhecimento prévio  e os recursos cognitivo estabelecendo uma antecipação sobre o conteúdo do texto esse processo também é sequencial e hierárquico. 
E com isso se  perceber que o leitor é um processador ativo do texto  e  que a leitura  é um processo constante de emissão e verificação que compreensão do que se ler.
 Desta forma percebe-se que a leitura  apresenta-se em nosso dia-a-dia seja no ponto do ônibus, nos out dor, numa placa com o nome da rua no livro de auto ajuda ou no texto para estudar ela esta presente em todos os lugar, mas  qual é a melhor estratégia para LER POR PRAZER, LER PARA ESTUDAR, E PARA SE INFORMAR?

FICOU CURIOSO(A)? ENTÃO CONTINUA LENDO.

 Para ler por prazer é importante desperta nos alunos a importância de ler falando de referências de autores ou de personagens das histórias em que vai ler, mas de forma entusiasmada. 




ler para estudar  é necessário levantar o conhecimento prévio do aluno e buscar texto que faça parte do contexto social deles.

E ler para se informar  é importante que o professor comente sobre noticias na sala de aula e discuta com os alunos a opinião de cada uma sobre determina noticias e que também seja de forma dinamica


SOLÉ, Isabel. Estratégia de leitura. trad. Claudia Schilling 6 ed. Porto Alegre: Artimed, 1998



Nenhum comentário:

Postar um comentário