O que é ler?
Segundo SOLÉ(1998) leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto, neste processo tenta-se satisfazer ou obter informações pertinente para os objetivos que guiam a sua leitura em outras palavras sempre lemos para algo, ou seja, para obter informação e deleita-se. Existe um leque de objetivos e finalidades que faz o leitor se situe perante o texto e assim o leitor vai construir significado ao texto que está lendo. E para isso existe duas concepção de leitura, com afirma Solé que são:
SE VOCÊ CONTINUA LENDO É PORQUE QUER OBTER ALGUMA INFORMAÇÃO OU ESTÁ DELEITANDO COM A LEITURA E EU CONSEGUIR TER A SUA ATENÇÃO
o primeiro é em torno do modelo hierárquicos ascendente- buttom up em que o leitor proceder por letra continuando com as palavras e as frases isso é um processo ascendente, sequencial e hierárquico que leva a compreensão do texto com essa proposta o leitor poder compreender o texto pois ele poder-la decodificar . O segundo modelo é descendente- top down o leitor não vai proceder letra por letra , ele vai usar os seus conhecimento prévio e os recursos cognitivo estabelecendo uma antecipação sobre o conteúdo do texto esse processo também é sequencial e hierárquico.
E com isso se perceber que o leitor é um processador ativo do texto e que a leitura é um processo constante de emissão e verificação que compreensão do que se ler.
Desta forma percebe-se que a leitura apresenta-se em nosso dia-a-dia seja no ponto do ônibus, nos out dor, numa placa com o nome da rua no livro de auto ajuda ou no texto para estudar ela esta presente em todos os lugar, mas qual é a melhor estratégia para LER POR PRAZER, LER PARA ESTUDAR, E PARA SE INFORMAR?
FICOU CURIOSO(A)? ENTÃO CONTINUA LENDO.
Para ler por prazer é importante desperta nos alunos a importância de ler falando de referências de autores ou de personagens das histórias em que vai ler, mas de forma entusiasmada.
Já ler para estudar é necessário levantar o conhecimento prévio do aluno e buscar texto que faça parte do contexto social deles.
E ler para se informar é importante que o professor comente sobre noticias na sala de aula e discuta com os alunos a opinião de cada uma sobre determina noticias e que também seja de forma dinamica
SOLÉ, Isabel. Estratégia de leitura. trad. Claudia Schilling 6 ed. Porto Alegre: Artimed, 1998
Nenhum comentário:
Postar um comentário