quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ensinar a ler, ensinar a compreender

Síntese – Desenvolvimento da competência leitora – Colomer, Teresa; Camps, Anna – Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre Artmed, 2002, capítulo 2  -4 parte 1


A língua escrita 
O registro historicamente construído, se dá pela existência da memória coletiva.
É por meio da industrialização que a escolarização se torna obrigatória, e a alfabetização propicia mudanças sociais. A escrita torna-se no século passado, pré requisito para os  avanços e potencialização dos conhecimentos.
A língua compreende o código oral e o escrito, e a língua escrita permite materializar a fala oral e objeto de análise.
Por isso , a aprendizagem da língua escrita deve se dar pelo domínio progressivo através da função social da escrita, não basta saber só o código gráfico.
A escola deveria adotar nos seguintes níveis: a). epistêmicos,  que analisa a língua escrita como meio de ação e transformação sobre o conhecimento. b). o instrumental que vive na probabilidade de buscar e escrever elementos escritos; c). funcional,  ler ou seguir instruções; d). executivo, traduzir a mensagem do
código escrito.






 
O que é ler? 
A  leitura nas escolas com coisas simples, textos pequenos, ou  palavras soltas, onde ler é uma ação de raciocínio.
Na realidade ler significa compreender e entender o que está lendo, a processar os conhecimentos visuais, ( conhecimento do leitor de mundo), quando se lê um texto estabelece hipóteses, abreviar significados, fazer deduções, e no decorrer da leitura, averiguar se suas hipóteses iniciais estavam corretas. São as estratégias de leitura.
Ao ler não lemos letra por letra e sim globalmente em um conjunto de elementos gráficos. Por isso não é coerente realizarmos leituras com pequenos textos fragmentados.
É fundamental atrelar a leitura com diferentes propósitos, quanto maior o conhecimento que o leitor tiver do mundo, conhecimento prévio, mais simples será a apreensão do texto.
 
O ensino e a aprendizagem da leitura 
O ensino e a aprendizagem da leitura estão atrelados com a concepção tida na escola.
A função social da leitura tem como aspectos,  partir do conhecimento dos alunos a respeito das funções da leitura, estar associado a comunicar algo a alguém, provocar a consciência metalinguística, empregar textos de movimento social, concebido para a leitura, apresentar experimentos com textos variados, para aprender suas características individuais,trabalhar a leitura sem a oralidade. Estudos mostram que a escola pouco trabalha a leitura, o que revela uma dificuldade dos leitores em dominar os níveis intermediários da informação do  texto .
Para que a aprendizagem da leitura seja significativa, utilizar estratégias para levantamento das idéias principais, construir projetos e diagramas, oferecer exemplos de entendimento, utilizar textos com erros distintos, ajudar os alunos a utilizarem as estratégias de leitura, produzir textos como produto final da leitura.
 


Disponível em:  http://diaprofessora.wordpress.com/2011/06/01/colomer-teresa-camps-anna-ensinar-a-lerensinar-a-compreender-parte-1/

6 comentários:

  1. A leitura é muito importante e fundamental, pois é através dela que surge a evolução do conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ter essa interação com os livros, gosto muito e é verdade todos esses conceitos que estão atrelados na imagem acima sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza a leitura é muito importante e essa interação está vinculada sobre o processo de aprendizagem a saber como está escrito na imagem solta a imaginação, estimula a criatividade,aumenta o vocabulário, facilita a escrita,simplifica a compreensão das coisas,...a evolução do conhecimento é essencial!!!

    ResponderExcluir
  5. A leitura é muito importante e faz parte de nossa vida, mesmo não havendo um hábito de ler, assim temos sempre o contato com esta linguagem, pois é através de revistas, jornais, em um simples panfleto que obtemos informações, a troca de ideias, emoção, então é desta forma que vivenciamos o conhecimento. Vale ressaltar que a leitura é fundamental, pois as escolas devem incentivar e produzir atividades para despertar o interesse dos alunos para com a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com os comentários anteriores de que a leitura é muito importante para a nossa vida, e com certeza ela é, porque quem sabe ler conhece o mundo sem sair do lugar, a leitura abre portas.Por isso é de suma importância que as escolas busquem sempre boas iniciativas para que seus alunos passem a ter o bom hábito da leitura, para que esse aluno possa ser uma pessoa bem instruída e se mantenha sempre muito bem informado dos acontecimentos do mundo por meio da leitura, e que possa também, a partir dela, adotar uma postura crítica sobre os fatos que ler.

    ResponderExcluir